quinta-feira, 30 de janeiro de 2014




Nadadora protesta contra atraso da Bolsa 
Atleta: 'Prejuízos incalculáveis

Adriana Azevedo publica foto em que aparece com a boca atada e pede para ministro e presidente Dilma pagarem o apoio: 'Precisamos treinar!'


Adriana Azevedo, protesto nadadora paralímpica (Foto: Facebook)Adriana Azevedo pede que o governo pague a Bolsa Atleta (Foto: Facebook)
Após reclamações, pedidos de providência e indefinições sobre um atraso no adiantamento da Bolsa Atleta, que completou nove meses, a nadadora paralímpica Adriana Azevedo protestou contra a situação em seu perfil do Facebook. Publicou uma foto em que aparece contra a luz em sua cadeira de rodas, com a boca atada, e segurando um papel onde faz o apelo ao ministro do esporte Aldo Rebelo e à presidente Dilma Roussef: "Sr. Ministro e sra. presidente da República, paguem a nossa Bolsa Atleta. Precisamos treinar!".  
Ao lado da foto, o desabafo intitulado "O Circo sem palhaço". A nadadora diz que após um mês e 10 dias aguardando o pagamento das nove parcelas devidas, o Ministério do Esporte anunciou para os próximos dias o depósito de apenas uma parcela. Adriana lamenta que a grande maioria dos atletas não se manifesta por medo de represálias. Diante da promessa da entidade de que não haverá prejuízo monetário, ela lamenta:
- Uma infinidade de planos cancelados, contas atrasadas, treinamentos parados, vidas in off (...) Prejuízos incalculáveis! A grande maioria dos atletas evitam falar por medo de represálias. Mas garanto, que represália maior que essa não existe! Pode cessar a voz, mas a atitude não! - escreveu. 
A grande maioria dos atletas evitam falar por medo de represálias. Mas garanto, que represália maior que essa não existe!  
Adriana Azevedo
 Adriana chama de ironia o fato atletas de elite terem a disposição centros de treinamento e toda uma infraestrutura de qualidade, enquanto os que dependem da Bolsa Atleta precisam apelar até para "'vaquinhas' entre amigos e familiares, campanhas em semáforos e mendigando apoios em câmaras de vereadores" para se desenvolverem.  

- Não vou me calar diante de uma parcela... Temos direito ao pagamento retroativo. Isso nos foi prometido! Ficamos no aguardo de boas notícias... - finalizou o post. 
No ano passado, o Ministério do Esporte decidiu antecipar as bolsas de 2014 para eliminar o espaço de tempo entre a obtenção do resultado esportivo qualificatório para o apoio e o efetivo pagamento dos valores. Funcionou até setembro, quando uma parcela foi paga. A partir de outubro, com o início do processo da renovação de contrato com a Caixa Econômica Federal, o pagamento foi interrompido. No dia 20 de dezembro, duas parcelas foram depositadas. O Ministério informou que caso um atleta tenha cometido um erro na prestação de contas ou no envio de documentos, ele receberia o valor retroativo.   
Potiguar, Adriana contava com o pagamento das parcelas da Bolsa Atleta para se mudar de Natal para Florianópolis, onde passaria a competir. Para gastar menos com a mudança dela, do marido e dos dois filhos, ela optou por fazer uma escala no Rio de Janeiro. Porém, acabou presa na cidade, sem dinheiro, grávida do terceiro filho e morando na casa da sogra, localizada em uma ladeira de difícil acesso para quem anda de cadeira de rodas.  
Adriana Azevedo, nadadora paralímpica (Foto: Divulgação)Adriana Azevedo, nadadora paralímpica (Foto: Divulgação)
Aos 35 anos, ela disputou o Mundial e o Parapan de 2007. Recebe a Bolsa Atleta nacional, de R$ 925, e está de licença do emprego enquanto se recupera da síndrome de pospólio, que atinge portadores de poliomielite com mais de 30 anos. Mesmo grávida do terceiro filho e treinando pouco, Adriana pretende competir em março para manter o apoio. Seu sonho é disputar as Paralimpíadas do Rio. Se o desempenho cair nas piscinas, ela estuda praticar a canoagem. 

- Quando eles falam que adiantaram o ano, na verdade estão regularizando uma situação errada. Competíamos em 2010 para receber em 2011, por exemplo. Para corrigirem essa defasagem começaram a adiantar com o recurso do governo federal. Falaram que até o fim do ano de 2013 estariam quitando as parcelas de 2014. A gente tem que estar entre os três melhores do ranking brasileiro. Está cada vez está mais complicado - disse Adriana ao GloboEsporte.com.  
Nas últimas semanas vários atletas vêm reclamando do atraso no pagamento do apoio na perfil do Ministério do Esporte no Facebook. 


Confira a íntegra do post de Adriana
O CIRCO SEM PALHAÇO..
Depois de 1 mês e 10 dias aguardando o pagamento retroativo de todas as parcelas devidas do programa Bolsa Atleta, hoje, dia 29 de Janeiro de 2014 (ano da Copa), recebemos a noticia que será pago apenas UMA parcela.
Uma infinidade de planos cancelados, contas atrasadas, treinamentos parados, vidas in off. E o Ministério do Esporte avisa "Não haverá prejuízo monetário aos atletas, pois quando ocorre qualquer atraso, o ME realiza os pagamentos de forma retroativa".
Prejuízos incalculáveis!
A grande maioria dos atletas evitam falar por medo de represálias. Mas garanto, que represália maior que essa não existe! 

Pode cessar a voz, mas a atitude não!
Centros de treinamentos para os atletas e paratletas TOP'S são concluídos para o treinamento sem custos e com a melhor aparelhagem e profissionais... Alimentação balanceada, tranquilidade e apoio psicológico. E a ironia maior, é que os atletas que dependem exclusivamente da Bolsa, precisam se desenvolver a todo custo, com seus próprios recursos e esforços para se manter em treinamentos e competições. Alguns fazendo "vaquinhas" entre amigos e familiares, campanhas em semáforos e mendigando apoios em câmaras de vereadores. 
Cadê a Democracia desse país?
Conquistar o Bolsa Atleta, é uma tarefa árdua e sem tréguas. É nossa esperança maior de nos manter no esporte e assim obter nossa melhora de vida, tanto na saúde, quanto profissional.
Bolsa Atleta é um direito conquistado por mérito no esporte. Defendemos nosso Clube, Estado e País... É o mínimo de retribuição que o governo pode fazer pelos paratletas e atletas do Brasil.
Não vou me calar diante de uma parcela... Temos direito ao pagamento retroativo. Isso nos foi prometido!
Ficamos no aguardo de boas noticias..
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário